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O Alho-poró é maravilhoso em sabor e rico em benefícios surpreendentes para saúde!  É uma fonte de várias vitaminas e nutrientes, incluindo a vitamina A, vitamina B6, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, ferro, magnésio e manganês. Possui cerca de 60 calorias a cada 100 gramas.

BENEFÍCIOS DO ALHO PORÓ: As folhas verdes de alho-poro contêm 100 vezes mais betacaroteno e o dobro de vitamina C nas partes brancas. Esta combinação de vitaminas A , C e E, bem como outros antioxidantes poderosos, protege a pele contra os danos causados pelos radicais livres e raios ultravioleta do sol. É um dos poucos alimentos que contêm prebióticos, um tipo de bactéria boa, o que é necessário para uma melhor absorção de nutrientes. Indicado um alimento indicado para mulheres para mulheres grávidas pois contêm ácido fólico que é essencial para a produção do novo DNA e necessário para a formação de novas células. Os folatos também promovem a formação do tubo neural saudável, peso adequado e o desenvolvimento do rosto, coração, cérebro e espinha. Tem propriedades antissépticas que ajudam o organismo a combater infecções. Assim, ajudam a diminuir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL. Ricas em fibras alimentares, vitaminas A, B e C, bem como minerais e oligoelementos.

COMO USAR O ALHO PORÓ NA COZINHA

– Use a parte branca e as folhas. Descarte a raiz. Use o corpo em molhos, recheios e temperos. As folhas você pode usar em sopas e caldos; Ele tem sabor mais suave que o alho comum; Você pode acrescentar 1 folha do alho poró em receitas de chá para dar mais nutrientes à bebida. Sempre lave a folha antes de colocar no chá; A melhor maneira de manter as propriedades benéficas do alho-poró para o consumo é cru. Mas caso prefira consumir cozido, deixe o alho poró sempre “al dente” no cozimento para evitar prejuízo na textura e no sabor delicados. Pode ser consumido em vinagretes. Tem sabor suave e vai bem em receitas com carnes brancas e peixes;

DICA: Ao comprar o alho-poró escolha sempre os com folhas verdes brilhantes e frescas, evite manchas e folhas murchas ou amareladas.  O talo deve estar branco. Armazene o alho poró na geladeira por um período de 3 a 5 dias. 

Rica em potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas A, C, E e do complexo B, a abóbora pode ser incluída regularmente na dieta de que está em busca de perder peso e, ainda, no cardápio principal de quem gosta de cuidar da saúde. BENEFÍCIOS DA ABÓBORA: A abóbora é um dos vegetais com maior concentração de betacaroteno. O betacaroteno se transforma em vitamina A, um antioxidante natural que age efetivamente na manutenção da integridade da pele e das mucosas e na qualidade da visão. Vale lembrar que o consumo de vitamina A também ajuda a manter a saúde da pele, dos ossos e dos dentes. A abóbora é um alimento ideal para quem precisa perder peso por conter poucas calorias e ser rica em fibras. Um copo de abóbora contém 3g de fibras, aproximadamente 50 calorias e nenhuma gordura. Por ser nutritiva e conter fibras, o vegetal aumenta a sensação de saciedade e prolonga o processo de digestão, o que leva a pessoa a comer menos. Vegetais como a abóbora, ricos em betacaroteno e vitamina C combinados, oferecem um reforço ao sistema imunológico devido à complementação ponderosa entre tais nutrientes. Enriquece a dieta de bebês: o purê de abóbora pode ser introduzido já no primeiro ano do bebê. Por ser um alimento rico em vitaminas, betacaroteno, potássio, proteína e ferro, ele é altamente recomendado por pediatras. O seu sabor adocicado e a textura cremosa faz com que o bebê o aceite com facilidade. Outra vantagem da abóbora na alimentação dos bebês é que o creme pode ser congelado e guardado para ser usado posteriormente. 

Dica: Depois de congelado o purê pode oxidar um pouco e apresentar uma cor mais escura, mas isso não indica que tenha perdido sua qualidade.

 AS SEMENTES DE ABÓBORA – PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS

 Grande parte dos benefícios da abóbora está nas sementes. Elas são ricas em fibras e ácidos gordos monoinsaturados que contribuem para a proteção do aparelho cardiovascular e da pele. Elas também são fontes de proteínas, minerais e vitaminas.

 As sementes de abóbora podem ser consumidas cruas para se preservar todas as suas gorduras saudáveis. Para tanto, espalhe as mesmas em uma forma e deixe secar ao sol. Sementes de abóbora torradas: Um tira-gosto saudável e com muitas possibilidades de variação. Deixe as sementes de abóbora já limpas secarem bem e espalhe-as em uma assadeira. Leve ao forno pré-aquecido com os temperos que preferir. Tradicionalmente elas são tostadas com azeite e sal, mas você pode usar mel, açúcar e canela, orégano, manteiga e alho e até mesmo um pouco de pimenta.

Dica: As sementes de abóbora torradas podem ser moídas e transformadas em uma farinha nutritiva para ser adicionada a vitaminas, saladas e molhos.

 

DICAS: Ela pode ser usada em sobremesas, sopas, saladas, geleias e pratos principais. Experimente levar pedaços de abóbora sem sementes ao microondas por 4 a 5 minutos (o tempo varia de acordo com a quantidade) e veja como fica fácil fazer um purê da polpa. O purê pode receber um toque de canela e noz-moscada e ser usado como geleia, ou ser temperad