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O Alho-poró é maravilhoso em sabor e rico em benefícios surpreendentes para saúde!  É uma fonte de várias vitaminas e nutrientes, incluindo a vitamina A, vitamina B6, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, ferro, magnésio e manganês. Possui cerca de 60 calorias a cada 100 gramas.

BENEFÍCIOS DO ALHO PORÓ: As folhas verdes de alho-poro contêm 100 vezes mais betacaroteno e o dobro de vitamina C nas partes brancas. Esta combinação de vitaminas A , C e E, bem como outros antioxidantes poderosos, protege a pele contra os danos causados pelos radicais livres e raios ultravioleta do sol. É um dos poucos alimentos que contêm prebióticos, um tipo de bactéria boa, o que é necessário para uma melhor absorção de nutrientes. Indicado um alimento indicado para mulheres para mulheres grávidas pois contêm ácido fólico que é essencial para a produção do novo DNA e necessário para a formação de novas células. Os folatos também promovem a formação do tubo neural saudável, peso adequado e o desenvolvimento do rosto, coração, cérebro e espinha. Tem propriedades antissépticas que ajudam o organismo a combater infecções. Assim, ajudam a diminuir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL. Ricas em fibras alimentares, vitaminas A, B e C, bem como minerais e oligoelementos.

COMO USAR O ALHO PORÓ NA COZINHA

– Use a parte branca e as folhas. Descarte a raiz. Use o corpo em molhos, recheios e temperos. As folhas você pode usar em sopas e caldos; Ele tem sabor mais suave que o alho comum; Você pode acrescentar 1 folha do alho poró em receitas de chá para dar mais nutrientes à bebida. Sempre lave a folha antes de colocar no chá; A melhor maneira de manter as propriedades benéficas do alho-poró para o consumo é cru. Mas caso prefira consumir cozido, deixe o alho poró sempre “al dente” no cozimento para evitar prejuízo na textura e no sabor delicados. Pode ser consumido em vinagretes. Tem sabor suave e vai bem em receitas com carnes brancas e peixes;

DICA: Ao comprar o alho-poró escolha sempre os com folhas verdes brilhantes e frescas, evite manchas e folhas murchas ou amareladas.  O talo deve estar branco. Armazene o alho poró na geladeira por um período de 3 a 5 dias. 

O abacate é considerado uma das frutas mais nutritivas!

É um alimento rico em gordura, mas a gordura presente no abacate é a considerada como GORDURA BOA E FUNDAMENTAÇ para o controle do colesterol, diminuir triglicerídeos. O abacate também possui vitaminas e nutrientes importante para o equilíbrio de todo o nosso organismo.

1 abacate pequeno, de maios ou menos 150g (equivale a 1 xícara) possui 240 calorias, 22g de gorduras boas, 13g de carboidratos, 3g de proteínas e 10g de fibras!

BENEFÍCIOS DO ABACATE: Combate envelhecimento da pele pois tem ação antioxidante graças aos carotenoides, Vitaminas A e Vitamina C presentes na sua composição!

Inibe o apetite devido a boa quantidade de gorduras insaturadas (as gorduras boas!)
Tem poder anti-inflamatório pois possui vitamina E
Ajuda no funcionamento do intestino devido a quantidade de fibra que possui!
Possui baixa quantidade de carboidrato (pra quem gosta de uma dieta low carb!)
Possui baixo índice glicêmico baixo índice glicêmico. O que ajuda a regular o metabolismo da glicose
É rico em vitamina K que tem papel fundamental na coagulação sanguínea
DICAS

O abacate pode ser consumido puro, em saladas, vitaminas, assado, em preparações doces como sorvete ou salgadas como guacamole!
Ao adicionar o abacate em receitas quentes procure usar a menor temperatura e tempo possível, para evitar os danos da alta temperatura aos ácidos graxos saudáveis.
Abacates menores tendem a ser mais ricos em gorduras!

Rica em potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas A, C, E e do complexo B, a abóbora pode ser incluída regularmente na dieta de que está em busca de perder peso e, ainda, no cardápio principal de quem gosta de cuidar da saúde.

BENEFÍCIOS DA ABÓBORA: A abóbora é um dos vegetais com maior concentração de betacaroteno. O betacaroteno se transforma em vitamina A, um antioxidante natural que age efetivamente na manutenção da integridade da pele e das mucosas e na qualidade da visão. Vale lembrar que o consumo de vitamina A também ajuda a manter a saúde da pele, dos ossos e dos dentes. A abóbora é um alimento ideal para quem precisa perder peso por conter poucas calorias e ser rica em fibras. Um copo de abóbora contém 3g de fibras, aproximadamente 50 calorias e nenhuma gordura. Por ser nutritiva e conter fibras, o vegetal aumenta a sensação de saciedade e prolonga o processo de digestão, o que leva a pessoa a comer menos. Vegetais como a abóbora, ricos em betacaroteno e vitamina C combinados, oferecem um reforço ao sistema imunológico devido à complementação ponderosa entre tais nutrientes. Enriquece a dieta de bebês: o purê de abóbora pode ser introduzido já no primeiro ano do bebê. Por ser um alimento rico em vitaminas, betacaroteno, potássio, proteína e ferro, ele é altamente recomendado por pediatras. O seu sabor adocicado e a textura cremosa faz com que o bebê o aceite com facilidade. Outra vantagem da abóbora na alimentação dos bebês é que o creme pode ser congelado e guardado para ser usado posteriormente. 

Dica: Depois de congelado o purê pode oxidar um pouco e apresentar uma cor mais escura, mas isso não indica que tenha perdido sua qualidade.

 AS SEMENTES DE ABÓBORA – PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS

 Grande parte dos benefícios da abóbora está nas sementes. Elas são ricas em fibras e ácidos gordos monoinsaturados que contribuem para a proteção do aparelho cardiovascular e da pele. Elas também são fontes de proteínas, minerais e vitaminas.

 As sementes de abóbora podem ser consumidas cruas para se preservar todas as suas gorduras saudáveis. Para tanto, espalhe as mesmas em uma forma e deixe secar ao sol. Sementes de abóbora torradas: Um tira-gosto saudável e com muitas possibilidades de variação. Deixe as sementes de abóbora já limpas secarem bem e espalhe-as em uma assadeira. Leve ao forno pré-aquecido com os temperos que preferir. Tradicionalmente elas são tostadas com azeite e sal, mas você pode usar mel, açúcar e canela, orégano, manteiga e alho e até mesmo um pouco de pimenta.

DICAS:  As sementes de abóbora torradas podem ser moídas e transformadas em uma farinha nutritiva para ser adicionada a vitaminas, saladas e molhos. Pode ser usada em sobremesas, sopas, saladas, geleias e pratos principais. Experimente levar pedaços de abóbora sem sementes ao microondas por 4 a 5 minutos (o tempo varia de acordo com a quantidade) e veja como fica fácil fazer um purê da polpa. O purê pode receber um toque de canela e noz-moscada e ser usado como geleia, ou ser temperada.

 

Muitas pessoas contestam a qualidade do chuchu, com o argumento de que ele tem pouco sabor, porém, desconhecem quantas propriedades benéficas ao corpo possui essa hortaliça. Na verdade, o chuchu tem um sabor sútil, o que confunde muitos paladares. Uma grande vantagem do chuchu é ser um alimento de baixa caloria e rico em água. Para você ter uma ideia, uma xícara de chuchu cozido tem apenas 38 calorias de energia, além de não conter colesterol. Ou seja, para quem quer perder peso, usar chuchu na elaboração dos pratos é uma ótima alternativa.

BENEFÍCIOS DO CHUCHU:  Devido a sua quantidade de antioxidantes ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células.

– Contém zinco e Vitamina C que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a evitar doenças.

– O chuchu contém folato fólico, vitaminas C, E e zinco, que contribuem para pele e cabelos bonitos e saudáveis. Contém manganês que converte gorduras e proteínas em energia, sendo um verdadeiro estimulante contra a fadiga

 Os altos níveis de potássio do chuchu ajudam a equilibrar os efeitos do sódio no organismo, evitando a hipertensão.

– Das fibras que controlam o açúcar e o colesterol no sangue, ao potássio que reduz a pressão arterial, o chuchu pode ser considerado um alimento aliado à saúde do coração.

– Chuchu contém ácido fólico, uma vitamina importantíssima para o bom desenvolvimento fetal muitas vezes recomendado como suplemento para mulheres gestantes. Portanto, chuchu para as grávidas!

– É um alimento rico em água. Com a combinação dos minerais e de suas calorias, é ótimo para recompor o tecido muscular.

AS MELHORES FORMAS DE CONSUMIR CHUCHU

– Além de fazer bem para saúde, ele pode ficar bem gostoso em diferentes receitas com um custo bem baixo.

– Cozido com carnes e peixes; no recheio de tortas salgadas, assado no forno, refogado com azeite de oliva, manteiga ou óleo de coco; ingrediente de sopas e caldos; na salada de legumes, com ovo cozido.

A Ameixa é suculenta apresenta baixa caloria, é rica em vitaminas como a vitamina C, A, K e complexo B, fibras solúveis e insolúveis, potássio, cobre, ferro, cálcio e magnésio. Apresenta também fitonutrientes com alto poder antioxidantes.

BENEFÍCIOS DA AMEIXA: Ajuda na manutenção e ganho de massa muscular. São ricas em potássio, um mineral essencial que, em conjunto com o sódio, participa da transmissão dos impulsos nervosos e contração dos músculos. A falta de potássio pode levar a câimbras e fadiga muscular. Ajuda a manter níveis adequados de glicose no sangue, pois ajuda a controlar a glicemia por apresentar um baixo índice glicêmico, que é a velocidade com que os carboidratos de determinado alimento são absorvidos e disponibilizados no sangue na forma de glicose.

Protege contra o envelhecimento precoce, câncer e doenças do coração. As ameixas são ricas em compostos antioxidantes como os flavonóides polifenólicos e vitamina C. Os antioxidantes agem no organismo eliminando radicais livres e espécies reativas de oxigênio, que são extremamente danosos, causando envelhecimento precoce e favorecendo doenças do coração, aterosclerose, câncer entre outras. Previne anemia e melhora a resistência imunológica. A ameixa é fonte de ferro e vitamina C, que melhora a absorção do ferro pelo intestino. A vitamina C também atua melhorando o sistema imunológico, prevenindo contra infecções.

Melhora trânsito intestinal e dá saciedade, pois é rica em fibras que otimizam o trânsito intestinal e dá saciedade. Ótima para consumir após o treino! A ameixa é fonte de potássio e o potássio é importante para repor eletrólitos do corpo e melhorar a contratilidade muscular, o que torna a ameixa uma boa opção para consumo após treinos.

Dicas
As ameixas devem ser preferencialmente consumidas in natura e com casca, pois nela estão contidos boa parte dos nutrientes responsáveis por todos os benefícios da fruta.