Você está na loja de . Deseja mudar à loja?

Home1 | Econômico Atacadão apresenta: Mini hortas e Mini Jardins

Econômico Atacadão apresenta: Mini hortas e Mini Jardins

 

Você já percebeu que com a urbanização das cidades e a redução do número de integrantes nas famílias, o conceito de “lar doce lar” ganhou um novo formato? As residências estão se tornando mais compactadas, contando apenas com espaços essenciais e funcionais. Porém, tem sempre aquela(e) dona(o) de casa, que apesar do pouco espaço não abre mão de “brincar com a terra” e montar, mesmo que em uma versão compacta, seu próprio jardim e sua horta.

 

Se você se identifica com isso, leia as dicas que o Econômico Atacadão preparou para você com as últimas novidades:

Minijardins em Vasos e Terrários: os práticos que dispõem de pouco tempo, mas não abrem mão das companheiras verdinhas, podem investir nos minijardins de suculentas e cactus.   Elas são lindas, fáceis de cuidar, versáteis e podem ser usadas nos mais diversos tipos de decorações. 

Para criar seu ambiente de flores e plantas dentro de casa:

  1. Encontre um espaço (ainda que pequeno) onde bata sol: avalie por um dia todo quantas horas aproximadas tem de sol;
    Verifique que material você já possui em em casa que pode ser utilizado: pequenas pás, vasos, floreiras etc.
    Construa uma estrutura que melhor se adapte ao seu espaço, aproveite palettes, escadinhas, caixotes, floreiras, etc…
    Analise e planeje o escoamento da água, com pratinhos, areia, serragem.
    Encontre um substrato para garantir o bom crescimento das plantas.

Mini Horta Vertical

Para os masterchef’s de plantão que apostam no cultivo dos próprios temperos e hortaliças a dica aqui é reutilizar e reaproveitar. No Horti dos Econômicos você encontra várias mudinhas de salsa, alecrim, manjericão, cheiro-verde, dentre outros.

 Baldes e chaleiras antigos ou com pequenos defeitos dão um toque especial e divertido para sua varanda ou sacada, quando combinados com treliças, paletes, prateleiras e gradil, transformando o ambientes.

As variedades são muitas e você pode plantá-las em cachepôs, xícaras, vasos, latas e nos mais diversos tipos de vasilhames, pois nesse quesito o que conta é a criatividade. 

Se você quer ousar, passa no Econômico Atacadão e confira a variedade de espécies de suculentas que vão alegrar seu cantinho preferido da casa.

Você já comeu uma PANC? Certamente sim, mas provavelmente, não sabia...

As PANCs “Plantas Alimentícias Não Convencionais” são plantas pouco consumidas na alimentação, seja por falta de costume ou de informação. Entre as mais populares estão a rúcula e a ora-pro-nobis. Felizmente, elas são fáceis de serem encontradas e podem ser cultivadas em casa. Confira os benefícios de algumas pancs e insira em seu cardápio.

Ora-pro-nobis

Usada como cerca viva é uma ótima fonte de fibras, proteínas e vitaminas. Ela auxilia no funcionamento intestinal e fortalece o sistema imunológico, promovendo saciedade e combatendo os radicais livres, que podem implicar em futuras doenças. As folhas e o caule podem ser consumidos em saladas, refogados, omeletes, massas e sucos!

Hibisco: é altamente nutritivo, com ação anticoagulante e cicatrizante, considerada uma das melhores fontes de ferro. Suas folhas jovens, flores e sementes são comestíveis e podem ser consumidas cruas, refogadas ou cozidas.

Azedinha: também chamada de erva-vinagreira. Como seu nome já diz, apresenta um sabor ácido característico e pode ser consumida tanto crua quanto cozida, em sucos, saladas, refogados, massas e sopas.  Adicionar as famosas PANCs, consideradas “matos de comer”, no dia a dia, é uma maneira inteligente e acessível de tornar a alimentação mais saudável. Mas lembre-se, caso você tenha uma dieta restrita ou sofre com alguma doença, consulte seu médico de confiança antes de consumi-las.

 

Dente-de-leão

Além de uma flor linda, o dente-de-leão possui uma poderosa ação digestiva. A planta inteira é comestível: flores, folhas e raízes. O consumo da planta auxilia na eliminação da urina, facilitando a digestão e abrindo o apetite, e pode ser feito por meio de chás, saladas, recheios de tortas e molhos.

Bertalha

Originária da Índia, a bertalha é uma trepadeira conhecida também como espinafre-indiano, que apresenta diversas propriedades medicinais e benefícios à saúde. A verdura verde-escura possui folhas ricas em nutrientes, como cálcio, ferro e vitaminas A, B, B2, B5 e C, que podem ser refogadas e utilizadas na preparação de tortas, sopas e saladas.