Quem passa pela Fenamate/ Frinape 2018, sente-se acolhido pela hospitalidade, tradição e cultura do chimarrão.
O Master Supermercados é parceiro deste espaço que abriga espetáculos de dança de grupos gauchescos locais, apresentações de invernadas, músicos de renome nacional, entre outras atrações. Destinado à promoção da cultura da erva-mate, a Fenamate conta com diversos expositores e a Escola do Chimarrão – ONG que trabalha no resgate dos 500 anos da tradição do chimarrão.
A Escola do Chimarrão é coordenada pelo diretor executivo da entidade Pedro José Schwengber, que dá dicas sobre como identificar e escolher a melhor erva-mate,
a temperatura ideal da água, como conservar a cuia e a bomba, e fala das curiosidades que garantem um bom mate.
Segundo Pedro, existem muitos benefícios a serem destacados sobre a bebida símbolo do Estado. “Destacamos o aspecto social desse hábito que aproxima as pessoas e as propriedades nutricionais da erva-mate que é a mais completa de todas as plantas e denominada, pelos franceses, como a árvore da vida”, salienta. No espaço, a comunidade também pode conferir 36 modelos de montagem de chimarrão e aprender técnicas especiais de preparo, pois como já diz o slogan da Escola, “Tão bom quanto tomar é saber fazer”.