Você está na loja de . Deseja mudar à loja?

Home1 | Confira nossas dicas de cuidados para Flores e Plantas

Confira nossas dicas de cuidados para Flores e Plantas

Em nossas lojas Econômico Atacadão você vai encontrar uma ampla diversidade de flores, folhagens, arranjos e plantas para deixar seu dia ainda mais colorido e especial. Tem espécies para todos os gostos: arranjos prontos, buquês com flores de corte, orquídeas que estão entre as mais desejadas, suculentas, cactos,  além de adubos, vasos, cachepôs e utensílios para jardinagem. Para ajudar você nos cuidados de suas plantinhas, trouxemos aqui dicas valiosas pra conservar a saúde e a beleza delas:

Cuidados Flores e Plantas

AMARÍLIS
Hippeastrum hybridum
Iluminação:Prefere locais bem iluminados, próximos a janelas, portas ou varandas. O Amarílis suporta luz do sol direta. Dê preferência ao sol da manhã, pois à luz solar da tarde pode acelerar a abertura da flor.
Rega: Em média uma vez por semana, sem excessos. Não deixe o substrato encharcado, pois pode ocasionar o apodrecimento do
“bulbo”.
Poda: Após a floração, quando as flores e folhas murcharem, corte-as e remova o
bulbo, transplantando-o mais tarde para outro vaso ou jardim. Utilize substrato fértil e com boa drenagem. Evite usar terra argilosa, pois
excesso de umidade pode comprometer o bulbo.

ANTÚRIO
Anthurium andraeanum
Iluminação: Aprecia locais bem iluminados, mas sem a exposição direta à luz solar, pois pode ocasionar a queima das flores e folhas. Pode ser utilizados em locais como jardins, desde que fiquem em baixo de árvores e outras plantas que impeçam a luz solar direta.
Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Em média uma vez por semana é suficiente. Evite molhar as flores e folhas no inverno.
Poda: Não é necessário. Conserve a planta limpa e saudável. Retire folhas e flores secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete.
Uso: Varandas, terraços, saguões ou cantos sombreados.

AFELANDRA
Aphelandra squarrosa
Iluminação: Aprecia locais iluminados, não tolerando a exposição à luz solar direta. Locais próximos a janelas, portas ou varandas, recebendo luz natural por pelo menos 2 a 3 horas por dia, principalmente no inverno.
Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Em média duas vezes por semana. Eventualmente, nos dias mais quentes, borrife água nas folhas, principalmente quando a temperatura estiver acima dos 24°C.
Poda: Não é necessário. Conserve a planta limpa e saudável. Retire folhas e flores secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete.
Uso: Vaso de mesa e varandas.

AZALÉIA
Rhododendron simsii
Iluminação: Prefere locais bem iluminados, próximos a janelas, portas ou varandas. A Azaléia suporta luz do sol direta podendo ser cultivada em jardins.
Rega: A frequência da rega deve ser de acordo com a necessidade da planta. Observe a umidade do solo e temperatura. Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. O melhor horário para as regas é nas primeiras horas da manhã.
Poda: Não é necessário. Conserve a planta limpa e saudável. Retire folhas e flores secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete.
Uso: Jardins ou locais bem iluminados.

BEGÔNIA 

Begonia elatior 

Iluminação: Prefere locais bem iluminados, próximos a janelas, portas ou varandas, onde receba luz intensa. Evite expô-la à luz solar direta. 

Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Em dias chuvosos e no inverno diminua a constância e quantidade de água para evitar o aparecimento de “mela” nas flores e folhas. 

Poda:  Não é necessário. Conserve a planta limpa e saudável. Retire folhas e flores secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete. 

Uso: Vaso de mesa, jardineiras que 

não recebam sol direto. 

BICO DE PAPAGAIO Poinsettia pulcherrina

Iluminação: Prefere locais bem iluminados, próximos a janelas, portas ou varandas, onde receba luz intensa. Prefira o sol da manhã entre 7 e 10 horas. Evitando as horas mais quentes. No restante do dia, conserve sob luz indireta. 

Rega:Prefira hidratar a planta nas primeiras horas do dia, em média duas vezes por semana é suficiente. 

Poda:  No início da primavera deve-se fazer uma poda, diminuindo seus ramos em dois terços do volume. 

Uso: Vaso de mesa, varandas, ou jardins bem iluminados sem expor a luz solar direta.

BRINCO DE PRINCESA
Fuchsia sp
Iluminação:Em regiões de clima frio, deve ser cultiva a sol pleno, e em regiões mais quentes prefira meia sombra.
Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Em média uma vez por semana.
Poda: Conserve a planta limpa e saudável. Retire folhas e flores secas com uma tesoura ou estilete. Se necessário faça condução da planta por tutores e podas de manutenção para conter seu crescimento.
Uso: Varandas, sacadas, garagens, janelas
e jardineiras.

BROMÉLIA
Guzmania/Neoregelia/Vriesea
Iluminação: Para bromélias com folhas rígidas, estreitas e espinhentas, de tonalidade esverdeada, avermelhada ou prateada, é necessário maior luminosidade, até mesmo sol pleno. Já as bromélias de folhas macias, com tonalidade verde ou verde escuro, apreciam menor intensidade de luz, porém nunca em locais escuros.
Rega: A bromélia é uma planta bastante resistente à falta de agua. A frequência da rega deve ser de acordo com a necessidade da planta. Observe a umidade do solo e temperatura.
Poda: Não há necessidade de poda, pois assim que a planta perde as flores a planta mãe morre e nasce um novo broto, dando origem a uma nova planta.
Uso: Interiores, jardins de inverno e Bosques.

COPO DE LEITE
Zantedeschia elliottiana
Iluminação: Prefere locais bem
iluminados, próximos a janelas, portas ou varandas, ambientes com luz indireta e
bem arejados.
Rega: A frequência da rega deve ser de acordo com a necessidade da planta. Observe a umidade do solo e temperatura.
Poda: Conserve a planta limpa e saudável. Retire folhas e flores secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete.
Uso: Vaso de mesa e jardins sombreados.

CRAVO
Dianthus caryophyllus L.
Iluminação: Aprecia alta luminosidade. Ambientes externos com luz solar direta, pelo menos algumas horas do dia. Evite os horários mais quentes.
Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo, hidratando o substrato de duas a três vezes por semana dependendo do clima. Regue de maneira uniforme até que a água saia pelos orifícios do vaso.
Poda: Não é aconselhável podar. Apenas retire folhas e flores secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete.
Uso: Vaso de mesa e jardins.

CYCLAMEM
Cyclamen persicum
Iluminação: Prefere locais bem iluminados, próximos a janelas, portas ou varandas, onde receba luz intensa ( não suporta luz direta).
Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Cuidado com o excesso de água é muito prejudicial para o cyclâmem.
Poda: Conserve a planta limpa e saudável. Remova folhas e flores secas. As hastes devem ser retiradas o mais próximo da base possível, para evitar o ataque por fungos.
Uso: Vaso de mesa

FLOR-DE-MAIO
Schlumbergera truncata
Iluminação: Prefere locais bem iluminados, próximos a janelas, portas ou varandas voltadas para sol nascente. Quando exposta ao sol prefira os horários mais amenos, no início da manhã ou no final da tarde. Aprecia também locais à meia sombra.
Rega: Uma vez por semana é suficiente. Evite o excesso de água. O melhor horário para as regas é nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.
Poda: Não há necessidade. Retire folhas e flores secas com uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável.
Uso: Varandas, jardins e uso interno.

GÉRBERA
Gerbera jamesonii
Iluminação: Prefere locais bem iluminados, próximos a janelas, portas ou varandas onde receba luz. Mas cuidado não suporta luz solar direta.
Rega: Uma a duas vezes por semana é suficiente. Em regiões de clima muito quente, intensifique as regas. O melhor horário é nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.
Poda: Conserve a planta limpa e saudável. Remova folhas e flores secas. As hastes devem ser retiradas com a mão o mais próximo da base, para que floresça novamente.
Uso: Vaso de mesa.

GIRASSOL
Helianthus annuus
Iluminação: Aprecia luz intensa e ambientes externos. Pode ser exposto à luz solar direta, mas evite os horários mais quentes.
Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Em média uma a duas vezes por semana. Em regiões de clima muito quente, intensifique as regas. O melhor horário é nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.
Poda: Não há necessidade. Retire folhas
e flores secas com uma tesoura ou
estilete conservando a planta limpa e saudável.
Uso: Jardins e varandas.

GLOXÍNIA
Sinningia speciosa
Iluminação: Aprecia luz intensa indireta. Mantenha sempre a meia sombra, pois
a Gloxínia não suporta luz solar direta.
Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. No outono a planta entra em estado de repouso, perdendo a maioria das folhas, o que torna as regas dispensáveis.
Poda: Não há necessidade. Retire folhas
e flores secas com uma tesoura ou
estilete conservando a planta limpa e saudável.
Uso: Vaso de mesa, janelas e parapeitos.

HIBISCUS
Hibiscus rosa-sinensis L.
Iluminação: Aprecia luz intensa e ambientes externos. Pode ser exposto à luz solar direta. É uma planta própria para jardim.
Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Hidratando o substrato uma a duas vezes por semana. O melhor horário para as regas é nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.
Poda: Faça podas periódicas de manutenção para conservar a planta limpa e saudável e de contenção para inibir seu crescimento.
Uso: Jardins e Jardineiras.

HORTÊNSIA
Hydranagea macrophylla
Iluminação: Prefere locais bem iluminados, próximos a janelas, portas ou varandas onde receba luz. Pode ser exposto à luz solar direta na utilização em jardins.
Rega: Aprecia temperaturas mais amenas. Em regiões de clima muito quente, intensifique as regas. Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo, regando uma a duas vezes por semana. O melhor horário é nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.
Poda: Faça podas periódicas de manutenção para conservar a planta limpa e saudável e de contenção para inibir seu crescimento.
Uso: Jardins e interior bem iluminado.

IMPATIENS Impatiens hawkeri 

Iluminação: Aprecia luz intensa e ambientes externos. Pode ser exposto à luz solar direta, mas evite os horários mais quentes. Em ambientes internos prefira locais bem iluminados próximos a janelas, portas ou varandas. 

Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Na primavera e no verão, intensifique as regas. Cuidado esta planta não aguenta longos períodos de estiagem.

 Poda: Não há necessidade. Retire as folhas secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável. Uso: Jardins e locais bem iluminados 

IXORA
Ixora coccinea
Iluminação: Aprecia luz intensa e ambientes externos. Pode ser exposto à luz solar direta É uma planta própria para jardim.
Rega: Regas periódicas. Hidrate o substrato uma ou duas vezes por semana. Na primavera e no verão, intensifique as regas.
Poda: Retire folhas e flores secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete, conservando
a planta limpa e saudável. Faça podas
de contenção caso seja necessário.
Uso: Jardins e locais bem iluminados.

KALANCHOE 

Kalanchoe blossfeldiana 

Iluminação: Aprecia luz intensa e ambientes externos. Em ambientes internos prefira conservá-la em locais bem iluminados próximos a janelas, portas ou varandas. 

Rega: Evite o excesso de água, isso pode 

“melar” as raízes e causar o perecimento 

da planta. Em média uma vez por semana 

é suficiente. 

Poda: Não há necessidade. Retire folhas e flores secas com uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável. 

Uso: Vaso de mesa e varandas. 

LÍRIO
Lilium ssp
Iluminação: Prefere locais bem iluminados, próximos a janelas, portas ou varandas onde receba luz intensa, mas de forma indireta. Aprecia ambientes frescos e com alta luminosidade. Evite expô-la à luz solar direta.
Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo, hidratando-o de maneira uniforme. Não deixe o substrato encharcado, pois pode ocasionar o apodrecimento do
“bulbo”.
Poda: Não há necessidade de poda.
Uso: Vaso de mesa.

LÁGRIMA DE CRISTO
Clerodendron thomsonae
Iluminação: Prefere locais bem iluminados, próximos a janelas, portas ou varandas onde receba luz. Aprecia luz intensa indireta, evite luz solar direta. Quando exposta ao sol prefira os horários de menos incidência, no início da manhã ou no final da tarde.
Rega: Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Em média uma a duas vezes por semana é suficiente.
Poda: Não há necessidade. Retire folhas e flores secas com uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável. Se necessário faça podas de contenção e condução da planta por meio de tutores.
Uso: Jardins em pérgulas,caramanchões, cercas e grades.

LÍRIO DA PAZ
Spathiphyllum ssp
Iluminação: : Mantenha-o sempre a meia sombra e em locais iluminados, evitando à luz solar direta. Quando exposta à luz solar direta perde um pouco de sua cor e corre o risco de ficar desidratado.
Rega: A frequência da rega deve ser de acordo com a necessidade da planta. Observe a umidade do solo e temperatura. Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo.
Poda: Não há necessidade. Retire folhas e flores secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável.
Uso: Jardins de inverno, parques e
bosques sombreados.

LISIANTHUS
Eustoma grandiflorum
Iluminação: Aprecia ambientes frescos e com luminosidade. Evite expô-la à luz solar direta.
Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Em média duas vezes por semana é o suficiente.
Poda: Não há necessidade. Retire folhas e flores secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável.
Uso: Vaso de mesa e janelas iluminadas.

ORQUÍDEA CYMBIDIUM

Cymbidium x hybridum
Iluminação: Aprecia ambientes frescos e com luminosidade, próximos a janelas, portas ou varandas. Evite expô-la à luz solar direta. Quando exposta ao sol, prefira os horários de menos incidência, no início da manhã ou no final da tarde.
Rega: Hidrate-a uma vez por semana nas estações quentes e a cada quinze dias nas estações mais amenas. Evite o excesso de água, isso pode
“melar” as raízes e causar o perecimento da planta.
Poda: A poda pode ser feita quando as flores murcharem. Corte a haste floral deixando cerca de 20 cm de altura do substrato. Retire as
flores e folhas secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável.

Uso: Vaso de mesa, salas jardins presos à árvores.

ORQUÍDEA DENDROBIUM
Dendrobium ssp
Iluminação: Aprecia ambientes frescos e com luminosidade, próximos a janelas, portas ou varandas. Evite expô-la à luz solar direta. Quando exposta ao sol, prefira os horários de menos incidência, no início da manhã ou no final da tarde.
Rega: Hidrate-a uma vez por semana nas estações quentes e a cada quinze dias nas estações mais amenas. Evite o excesso de água, isso pode
“melar” as raízes e causar o perecimento da planta.
Poda: A poda pode ser feita quando as flores murcharem. Corte a haste floral deixando cerca de 20 cm de altura do substrato. Retire as
flores e folhas secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável.

Uso: Vaso de mesa, salas jardins presos à árvores.

ORQUÍDEA PHALAENOPSIS Phalaenopsis x hybridas 

Iluminação: Aprecia ambientes frescos e com luminosidade, próximos a janelas, portas ou varandas. Evite expô-la à luz solar direta. 

Rega: Hidrate-a uma vez por semana nas estações quentes e a cada quinze dias nas estações mais amenas. Evite o excesso de água, isso pode “melar” as raízes e causar o perecimento da planta.

Poda: A poda pode ser feita quando as flores murcharem. Corte a haste floral deixando cerca de 20 cm de altura do substrato.  Retire as flores e folhas secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável. 

Uso: Vaso de mesa, salas jardins presos 

à árvores. 

 

PRIMAVERA 

Bougainvillea ssp 

Iluminação: Aprecia luz intensa e ambientes externos. O ideal é receber pelo menos 4 horas de sol por dia, evitando os horários mais quentes. 

Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. 

Poda: Retire folhas e flores secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete, conservando a planta limpa e saudável. Se necessário, faça podas de manutenção e contenção para inibir seu crescimento. 

Uso: Jardins. .

PRÍMULA 

Primula obconica 

Iluminação: Aprecia luz intensa e ambientes externos. O ideal é receber pelo menos 4 horas de sol por dia, evitando os horários mais quentes. 

Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. 

Poda: Retire folhas e flores secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete, conservando a planta limpa e saudável. Se necessário, faça podas de manutenção e contenção para inibir seu crescimento. 

Uso: Vaso de mesa e janelas. 

ROSA
Rosa x grandiflora
Iluminação: Aprecia luz intensa e ambientes externos. É uma planta própria para jardim,
pois aprecia alta luminosidade. Pode ser cultivada em ambientes protegidos bem iluminados como varadas e sacadas.
Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Em média duas a três vezes por semana é o suficiente. O melhor horário para
as regas é nas primeiras horas da manhã.
Poda: A poda deve ser feita quando as plantas já tiverem florido pelo menos duas vezes. No caule, conte de baixo para cima duas folhas e corte o talo entre a terceira e quarta folha (cerca de 10 cm de altura). Isso promoverá o aparecimento de novos brotos.
Uso: Jardins, jardineiras, janelas e varandas.

TULIPA 

Tulipa gesneriana hybrida 

Iluminação: Prefere locais bem 

iluminados, ambiente fresco e sem luz 

solar direta. 

Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Utilize água fresca. Não deixe o substrato encharcado, pois pode ocasionar o apodrecimento do “bulbo”. 

Poda: Não é necessário. Retire folhas e flores secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável. 

Uso: Vaso de mesa. 

VIOLETA 

Saintpaulia ionantha 

Iluminação: Aprecia luz intensa indireta. Mantenha a meia sombra em locais bem iluminados com luz difusa. Evite luz solar direta. 

Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Em média uma a duas vezes  por semana é o suficiente e em quantidades pequenas. Cuidado o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes. 

Poda: Retire folhas e flores secas conservando a planta limpa e saudável. As folhas devem ser extraídas rentes ao centro da planta, ou seja, todo o cabo da folha deve ser removido com a mão, puxando-se lateralmente. Após a poda, diminua consideravelmente a rega durante três semanas. Passando esse período retorne a regar regularmente. 

Uso: Vaso de mesa, janelas e parapeitos. 

Cuidados com Plantas Ornamentais

ARÁLIA
Dizygotheca elegantissima
Iluminação: Mantenha sempre a meia sombra. Evite expô-la à luz solar direta, principalmente nos horários de sol intenso.
Rega: A frequência da rega deve ser de acordo com a necessidade da planta. Observe a umidade do solo e temperatura. Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo.
Poda: Não é necessário. Conserve a planta limpa e saudável. Retire as folhas secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete. Uso: Interiores.

ÁRVORE DA FELICIDADE Polyscias fruticosa
Iluminação: Mantenha em local bem iluminado, mas sem a exposição direta à luz solar. Quando exposta ao sol e ao vento, sua folhagem se desidrata com facilidade.
Rega: Regue duas vezes por semana nos meses mais quentes e uma vez por semana nos meses frios. Eventualmente, nos dias mais quentes, borrife água nas folhas.
Poda: Não é necessário. Conserve a planta limpa e saudável. Retire as folhas secas com auxílio de uma tesoura ou estilete. Uso: Interiores e locais sem luz direta.

ASPARGO
Asparagus ssp
Iluminação: Mantenha sempre a meia sombra. Evite expô-la à luz solar direta, principalmente horários de sol intenso.

Rega: No período de calor mais intenso, regue-a a cada dois dias. A frequência da rega deve ser de acordo com a necessidade da
planta. Observe a umidade do solo e temperatura. Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo.
Poda: Não é necessário. Conserve a planta limpa e saudável. Retire as folhas secas com uma tesoura ou estilete e faça uma poda de manutenção quando necessário a fim de conter seu crescimento.
Uso: Interiores com luz adequada,
varandas, terraços e jardins com luz indireta.

AVENCA 

Adiantum ssp 

Iluminação: Mantenha em local bem iluminado, mas sem a exposição direta à luz solar. Quando exposta ao sol e ao vento, sua folhagem se desidrata com facilidade. 

Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. O melhor horário para as regas é nas primeiras horas da manhã. Eventualmente, nos dias mais quentes, borrife água nas folhas. 

Poda: Não é necessário. Conserve a planta limpa e saudável. Retire as folhas secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete.

Uso:  Locais sombreados e protegidos do vento.

BONSAI
Bonsai ssp
Iluminação: Para o bom desenvolvimento do Bonsai, este deve ser colocado em locais bem iluminados
e arejados. Dê preferência a sacadas, varandas ou áreas externas protegidas, onde receba bastante iluminação e algumas horas de sol por dia. Prefira o sol da manhã ou do final da tarde, evitando às horas de sol mais intenso.
Rega: O Bonsai deve ser hidratado diariamente. Não deve passar por longos períodos de estiagem, pois isto pode comprometer seu desenvolvimento. A água deve ser colocada uniforme e delicadamente
no substrato que deve ser mantido úmido, porém não encharcado. O melhor horário para as regas é nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.
Poda: Pode variar de acordo com a espécie cultivada. Frutíferas: os brotos devem ser preservados. Pinheiros e outras árvores: Deve-se eliminar apenas a ponta dos brotos maiores, deixando intactas suas bases.
Uso: Locais bem iluminados como janelas, varandas e parapeitos.

CACTOS 

Cactaceae 

Iluminação: Os cactos são plantas caracterizadas por serem típicas de desertos, portanto, apreciando alta luminosidade. Cactos adultos podem ficar a pleno sol. 

Rega: A frequência da rega deve ser de acordo com a necessidade da planta, uma vez por semana é o suficiente. Evite excessos, isso pode favorecer o perecimento dos cactos. 

Poda: Não há necessidade de poda. 

Uso: Vasos, terraços, varandas e jardins. 

CALATHEAS / MARANTAS
Calathea ssp
Iluminação: Prefere luz indireta – meia sombra. Não suporta luz solar direta. Locais próximos a janelas, varandas e jardins sem a iluminação direta são ideais.
Rega: Planta de origem tropical adora ambientes quentes e úmidos. A frequência da rega deve
ser de acordo com a necessidade da planta. Mantenha o substrato sempre úmido, mas sem encharcá-lo. Uma a duas vezes por semana é suficiente.
Poda: Não é necessário. Conserve a planta limpa e saudável. Retire as folhas secas com o auxílio de tesoura e estilete. 

Uso: Vasos de mesa, interiores e locais sem luz solar direta. 

CRÓTON 

Codiaeum variegatum 

Iluminação: Iluminação: Aprecia luz intensa. Pode ser exposto à luz solar direta de preferência nas horas mais frescas do dia, no início da manhã ou no final da tarde. 

Rega: A frequência da rega deve ser de acordo com a necessidade da planta. Observe a umidade do solo e temperatura. Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Hidrate o substrato duas a três vezes por semana dependendo do clima.

Poda: Conserve a planta limpa e 

saudável. Retire folhas secas com o 

auxílio de uma tesoura ou estilete. 

Uso: Patios, terraços com luz direta e jardins.

CYCA
Cycas revoluta
Iluminação: Prefere locais bem iluminados. A Cyca suporta luz do sol direta, podendo ser cultivada em jardins. Quando jovem evite expô-la diretamente ao sol por longos períodos.
Rega: A frequência da rega deve ser de acordo com a necessidade da planta. Observe a umidade do solo e temperatura. Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo, pois pode ocasionar o apodrecimento das raízes da planta.
Poda: Conserve a planta limpa e saudável. Retire as folhas secas com o auxílio de
uma tesoura ou estilete.
Uso: Jardins, parques e em vasos em terraços ou varandas.

Comigo-Ninguém-Pode 

Dieffenbachia amoena 

Iluminação: Mantenha sempre a meia sombra. Evite expô-la à luz solar direta, principalmente horários de sol intenso. 

Rega: A frequência da rega deve ser de acordo com a necessidade da planta. Observe a umidade do solo e temperatura. Uma vez por semana é suficiente. 

Poda: Conserve a planta limpa e saudável. Retire as folhas secas com o auxílio de 

uma tesoura ou estilete. 

Uso: Interiores vasos ou varandas sem luz solar direta. 

ECHEVERIA 

Iluminação: Prefere locais bem iluminados, próximos a janelas, portas ou varandas. A Echeveria suporta luz do sol direta, mas evite os horários mais quentes. Quando jovem evite expô-la diretamente ao sol por longos períodos. 

Rega: Uma vez por semana é suficiente, mas cuidado esta planta não tolera excessos de água. Desenvolve-se melhor em solos com boa drenagem. 

Poda: Não há necessidade de poda. 

Retire folhas secas com uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável. 

Uso: Vasos e jardins. 

FICUS 

Iluminação: Aprecia luz intensa e ambientes externos. Pode ser exposto à luz solar, sendo utilizadas em jardins. Em ambientes internos prefira locais bem iluminados, próximos a janelas, portas ou varandas onde receba muita luz. A falta de luz ocasiona a queda das folhas. 

Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Uma a duas vezes por semana é suficiente. O melhor horário para as regas é nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde. 

Poda: Conserve a planta limpa e saudável. Retire as folhas secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete. Obs.: Suas raízes são muito resistentes, evite plantá-la em locais de rede elétrica, hidráulica, ou próximo a piscinas ou calçadas. 

Uso: Jardins ou locais bem iluminados como varandas. .

HEDERA
Hedera helix
Iluminação: Aprecia luz intensa. Pode ser exposto à luz solar direta, mas evite os horários mais quentes. Em ambientes internos prefira locais bem iluminados próximos a janelas, portas ou varandas.
Rega: A frequência da rega deve ser de acordo com a necessidade da planta. Observe a umidade do solo e temperatura.
Poda: Não há necessidade. Retire as folhas secas com uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável.
Uso: Como pendentes em vaso,
jardins, caramanchões, pérgulas e
muros.

JIBÓIA
Scindapsus aureus
Iluminação: Prefere locais bem iluminados, próximos a janelas, portas ou varandas onde receba luz. Aprecia luz intensa indireta. Quando exposta a luz solar direta perde um pouco sua cor, ficando com um tom mais claro em suas folhas. Pode ser cultivada em ambientes externos em baixo de árvores ou outras plantas que impeçam a luz solar direta.
Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Hidrate o substrato uma a duas vezes por semana. O melhor horário é nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.
Poda: Não há necessidade. Retire as folhas secas com o auxílio de uma tesoura ou
estilete conservando a planta limpa e
saudável.
Uso: Interiores como janelas, varandas e como forração sob árvores.

PALMEIRA RÁFIA
Raphis excelsa
Iluminação: Aprecia luz intensa indireta. Mantenha a meia sombra em locais bem iluminados. Evite luz solar direta. Quando exposta a luz solar direta perde um pouco sua cor, ficando com um tom mais claro em suas folhas.
Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Regue uma a duas vezes por semana.
Poda: Retire as folhas secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável.
Uso: Vasos para salas e jardins sombreados.

PEPERÔMIA
Peperomia sandersii
Iluminação: Prefere locais bem iluminados, próximos a janelas, portas ou varandas onde receba bastante luz, porém de forma indireta. Mantenha a meia sombra. Quando exposta a luz solar direta perde um pouco sua cor, ficando com um tom mais claro em suas folhas.
Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Regue uma a duas vezes por semana.
Poda: Retire as folhas secas com o auxílio de uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável.
Uso: Vaso de mesa, pendurado e sob árvores.

PIMENTA ORNAMENTAL
Capsicum frutescens
Iluminação: Aprecia locais bem iluminados e arejados. Mantenha a meia sombra e evite a exposição à luz solar direta, pois pode causar queimaduras nas folhas e desidratação dos frutos.
Rega: Mantenha o substrato úmido, mas sem encharcá-lo. Regue uma a duas vezes por semana, principalmente em locais muitos quentes.
Poda: Retire as folhas e frutos secos com o auxílio de uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável.
Uso: Jardins ou jardineiras com luz direta.

SAMAMBAIA
Nephrolepis exaltata
Iluminação: Aprecia luz intensa indireta. Mantenha a meia sombra em locais bem iluminados. Evite luz solar direta que
pode causar queimaduras nas folhas.
Rega: A frequência da rega deve ser de acordo com a necessidade da planta. Mantenha o substrato sempre úmido, mas sem encharcá-lo. Eventualmente, nos dias mais quentes, borrife água nas folhas no final da tarde para evitar queimaduras com a evaporação.
Poda: Retire as folhas e ramos secos com o auxílio de uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável.
Uso: Como pendentes em varandas, garagens e sob árvores.

TUIA HOLANDESA 

Cupressus macrocarpa 

Iluminação: Aprecia alta luminosidade. Deve ser cultivada em ambientes externos, recebendo pelo menos 4 horas de sol por dia, mas evitando os horários mais quentes. Quando colocada em ambientes internos de preferência por locais próximos a janelas, portas ou varandas onde receba muita luz. 

Rega: Mantenha o substrato sempre úmido com regas regulares, mas sem encharcá-lo. Cuidado esta planta não aguenta longos períodos de estiagem. 

Poda: Retire as folhas e ramos secos com o auxílio de uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável. 

Uso: Varandas e jardins bem iluminados. 

ZAMIOCULCA 

Iluminação: Prefere locais bem iluminados, próximos a janelas, portas ou varandas. Mas também pode ser colocada em locais com baixa luminosidade e meia sombra. 

Rega: Esta planta é resistente à falta de água e não tolera excessos na rega. Em ambientes internos regue a cada quinze ou vinte dias, em ambientes externos uma vez por semana. 

Poda: Retire as folhas e ramos secos com o auxílio de uma tesoura ou estilete conservando a planta limpa e saudável. 

Uso: Interiores e jardins de inverno. 

Dúvidas Frequentes 

 

1. Como sei que minhas plantas estão sadias? 

Sempre verifique o local onde a planta está é adequado, seguindo as necessidades de cada espécie. Aprenda um pouco sobre a planta, qual o melhor ambiente, temperatura, regas etc., isto ajuda a ter plantas saudáveis e floridas. 

2. O mau manuseio de água pode matar a minha planta? 

Sim. A planta é um ser vivo que sofre tanto com a falta, mas o excesso, que pode ser desde uma desidratação, até o apodrecimento das raízes e a proliferação de fungos. 

3 Como saber então qual é a quantidade de água de que cada espécie precisa? 

Muitas  são  as  plantas  e  flores  e  cada  uma  tem  uma  necessidade  de  umidade  e  com  isso  é difícil generalizar o tratamento quanto à água. Apesar de que nem todas as plantas têm a mesma necessidade  de  água, um  caminho  é  observar  o  desenvolvimento  das  plantas  para  descobrir suas necessidades. Em regra geral, suas plantas precisam de mais água do que o habitual nos dias quentes e secos do que frios e úmidos – mais no verão do que no inverno. 

4. As folhas da minha planta estão amareladas. O que pode ter ocorrido? 

Vários  fatores  podem  ocasionar  o  amarelamento  das  folhas, entre  eles  a  falta  de fertilizantes, excesso de regas, correntes de ar quente ou fria e folhas velhas. 

5. As folhas estão caindo e algumas apresentam “áreas” mortas-necrosadas. O que está ocorrendo? 

Vários  fatores  podem  ocasionar  a  queda  das  folhas, que  esta  principalmente  ligada  ao  mau manuseio da água (falta ou excesso), além da umidade do ar baixa e também as vezes ocorre que  a  planta  está  se  adaptando  a  um  determinado  ambiente  e  com  isso  causando  stress  e consequentemente  a  queda  das  folhas.  Já  a  apresentar  partes  necrosadas,  esta  pode  ser ocasionada por queimaduras decorrentes do frio, do sol e por o contato da água com a folha. 

6. A minha planta está sadia, com flores, mas não cresce. 

Isto pode ser ocasionado pelo local onde ela se encontra, como baixa luminosidade ou em locais frios. A falta do crescimento da planta também pode estar relacionada há falta de espaço para crescer no vaso. Caso isso ocorra troque o vaso por um maior e complete com terra. 

7. O  que  acontece  com  plantas  de  pleno  sol  são  quando  colocadas  em  ambientes sombreados? 

Quando estas não foram “aclimatizadas” corretamente, costumam derrubar flores, abortar botões, ficam cloróticas, com tecido mole e a distância entre folhas (internódios) é 44 aumentada. 

8. As raízes da minha orquídea estão secas. Posso cortá-las?
Se a raiz estiver seca e se houver na mesma planta, raízes sadias, o corte poderá ser feito. Mas isto é apenas de ordem estética, pois a planta em si só expulsaria a raiz se esta não mais tivesse função. O ideal seria deixá-las como estão para não ocasionar danos ou matar a planta em casos de cortes mal feitos.

9. Onde devo deixar minhas orquídeas Phalaenopsis depois que todas as flores caíram? A planta tem seu ciclo natural, florescendo em média duas vezes por ano.Tanto faz se você deixá- la permanecer no vaso ou amarrá-la em alguma árvore. Caso amarrada, existe a possibilidade dela não resistir, dependendo de como e onde foi amarrada. Procure um lugar na árvore onde passara bastante água, exemplo bifurcações de galhos, onde também ocorre acúmulo de material orgânico. Use tipos de amarras como barbantes nunca arames ou linhas de pesca.

10. Estamos no inverno, devo ter algum cuidado especial com as minhas plantas?
É nesta época do ano que as plantas entram em repouso vegetativo, ou seja, seu metabolismo e crescimento são reduzidos, portanto, as regas devem ser espaçadas e reduzidas. Você pode aproveitar nesta época para realizar as podas nas plantas e árvores preparando-as para a primavera.

11. Ganhei um Bonsai de presente, posso colocá-lo dentro de casa em locais com baixa luminosidade, como escritórios e lavabos?
Os Bonsais nada mais são do que árvores em miniaturas e árvores são naturalmente encontradas na natureza. Quando um bonsai fica sem iluminação e água este tende a ter seu desenvolvimento comprometido e em certos casos até morrendo. Portanto, este deve ser sempre colocado em locais bem iluminados, arejados e com as regas recomendadas.

12. Quero decorar a minha casa e adoro bromélias, mas algumas pessoas dizem que ela prolifera o mosquito da Dengue. Isso é verdade?
Segundo estudo desenvolvido, as bromélias não têm um papel importante na proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus do dengue. Esta pesquisa indica que as larvas de Aedes encontradas nas bromélias não devem ser supervalorizadas no trabalho de prevenção e reforçam que os esforços devem ser voltados para os focos principais, como caixas d’águas destampadas ou mal tampadas, tonéis, piscinas e outros depósitos com água parada.

13. Adoro flores como Tulipas, Lírios e Amarílis as chamadas plantas de Bulbos. Após a floração estas podem voltar a florir uma próxima vez?
O bulbo pode ser reaproveitado, mas são necessários instrumentos técnicos para que os bulbos e rizomas voltem a florir com vigor, condição que normalmente não encontramos em casa quando falamos no Lírio e da Tulipa. No caso do Amarílis após o florescimento, corte a haste até 1 cm acima do bulbo e plante-o no jardim ou num vaso com terra nova. Na primavera, ele florescerá novamente.

14. Porque minhas plantas dentro de casa ficam mais vistosas de um lado do que o outro? A claridade das janelas chega lateralmente às plantas, que tendem a crescer em direção à luz, resultado: um lado fica mais farto e viçoso que o outro. Para evitar o problema, gire o vaso com regularidade.

Fonte: Holambelo Flores e Plantas