Você está na loja de . Deseja mudar à loja?

Home1 | LIVE sobre Flores e Plantas do Econômico Atacadão: confira os principais momentos desse encontro

LIVE sobre Flores e Plantas do Econômico Atacadão: confira os principais momentos desse encontro

Diante deste período de recolhimento domiciliar, exigido pelas medidas preventivas no combate ao Coronavírus, no dia 02 de junho, o Econômico Atacadão e Center promoveu uma LIVE sobre como deixar a casa mais viva, alegre e colorida. A LIVE foi conduzida pela Engenheira Agrônoma Sandra Rigo, que deu dicas de como utilizar as plantas ornamentais em ambientes internos e externos, tornando a convivência no lar mais harmônica.

Segundo a Agrônoma, muitas são as definições dadas aos simpatizantes do cultivo de flores, folhagens e hortas: “os jardinistas, os artistas, os orquidófilos, juntos formam uma grande família que encontram no cultivo das plantas fontes de bem estar, criatividade, integração com a natureza e, até, um método de relaxamento ativo”. Na ocasião, Sandra deu dicas de cuidados diários de plantas e como escolher o lugar adequado e a melhor espécie para cultivar, de acordo com a necessidade ou o gosto pessoal:

 

– Realize o “mapa das sombras”:

Observe e anote o tempo de incidência solar diária sobre aberturas, portas e janelas ou áreas específicas externas de casas e apartamentos.  Este é o primeiro passo para mapear os locais com maior ou menor incidência de luz, nos quais as diferentes espécies de flores e folhagens poderão ser cultivadas, de acordo com as demandas de cada espécie.

 

– Plantas e suas propriedades:

As plantas que auxiliam na purificação do ar em ambientes fechados tiveram um aumento de cultivo significativo. Exemplo disso, são os clorofitos, lírio da paz, espada de são Jorge, jiboia, babosas, entre outras. Além destas plantas serem bastantes rústicas, somam aos ambientes uma diversidade de formas e tonalidades.

– Cuidados especiais com as orquídeas:

As queridinhas do momento, as orquídeas, compreendem um universo ilimitado de diferentes espécies e híbridos, sendo que seus cruzamentos possuem uma infinidade de cores. Elas necessitam de alguns cuidados especiais, como a restrição de adubação no período de maio a setembro, o replantio em setembro e a adubação periódica a cada 20 dias intercalando diferentes tipos e concentrações nutricionais de adubação. Culturalmente, em função das baixas temperaturas de inverno, as principais espécies de orquídeas cultivadas são: cimbidiuns, catleias, oncidiuns, spatinhos, belaras e híbridos de miltônias.

 

 

– Hortas urbanas:

O cultivo de espécies folhosas, aromáticas e condimentares, em floreiras, configuram uma nova tendência de hortas de apartamento ou, também, conhecidas como hortas urbanas. Este segmento além de ornamentar os espaços próximos a áreas de lazer ou cozinhas, incrementa a arte de cozinhar com temperos e verduras produzidas pela família. Livres de excessos de adubações e tratamentos químicos e proporcionam a satisfação em produzir o próprio alimento.

 

– Convívio entre plantas e animais:

A convivência dos animais domésticos com o cultivo de hortas e plantas ornamentais pode ser harmônica, desde que se observe a aproximação dos pets com espécies consideradas tóxicas. Estas devem ser cultivadas em paredes verdes, vasos maiores ou até locais em que os animais não tenham acesso. Também, é indicado o cultivo de plantas aromáticas com espécies que possam ser consumidas e que proporcionem cuidado e bem estar para cães e gatos.

 

Para finalizar, Sandra destacou a importância do auto cuidado em tempos de pandemia e da reaproximação com a natureza. “Independentemente dos espaços  que temos disponíveis, o importante é a relação que estabelecemos com o cuidado de diferentes espécies e que trazem para dentro de casa benefícios aromáticos, nutricionais e contemplativos. Além disso, essa é uma oportunidade ímpar de aproximar as crianças que estão em casa deste mundo natural, de cultivo, cuidado e respeito com a vida vegetal que nos ampara e ensina silenciosamente”, encerrou.