Não custa nada apostar na sorte. Pelo ritual, na meia noite do dia 31 de dezembro, a pessoa precisa separar 9 caroços de romãs. Deve-se engolir três grãos, jogar outros três para trás e guardar o mesmo tanto na carteira embrulhado num papel branco. Mantenha esse embrulho na carteira até o dia 06 do próximo ano e depois enterre-o. Durante todo o ritual não esqueça de repetir a frase: Gaspar, Belchior e Baltazar, como foram a Jesus adorar e presentes lhe ofertar, nós vos pedimos que, neste ano, nada nos venha faltar”.
Porém, muito além das propriedades mágicas utilizadas na Antiguidade, em rituais de fertilidade, amor e casamento, a medicina popular brasileira faz uso da romã para tratar dores de garganta e melhorar na voz.
Os benefícios da romã são inúmeros, riquíssima em vitaminas A, C, K e do complexo B, além de ser uma excelente fonte de ferro, cálcio, ácido fólico, potássio e fibras. Além disso, a romã vermelha possui uma quantidade significativa de ácido elágico, antioxidante muito eficaz no combate dos radicais livres.