600 alunos de escolas de Erechim participaram da solenidade, realizada na terça-feira
Fortalecer a autoestima das crianças e adolescentes, ensinando-os opções saudáveis de comportamento, longe das drogas e da violência e valorizando a vida. Este é o principal objetivo que levou na tarde de terça-feira (28), cerca de 600 crianças a mais uma formatura do Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd), em Erechim.
Autoridades militares, civis, lideranças do município, pais, alunos e professores de 19 escolas estaduais e particulares, acompanharam a solenidade realizada no Centro de Eventos da URI-Campus de Erechim. Cada formando recebeu um certificado e os autores das redações que se destacaram durante o curso, sobre o tema “Diga não às drogas”, foram contemplados com medalhas. Neste ano, também, aconteceu o sorteio de um tablet entre os estudantes, sendo Mylena dos Santos Paludo, da Escola Adventista, a ganhadora.

Há 2 anos o Master Supermercados apoia este programa que é baseado no programa Norte Americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), desenvolvido em Los Angeles, em 1983, e já aplicado em outros 50 países. O Proerd consiste em, ao longo do ano, promover encontros com policiais treinados, junto às crianças de 5º ao 7º ano, conversando e esclarecendo dúvida a respeito do perigo do uso de entorpecentes. Os Estados pioneiros no Brasil foram Rio de Janeiro e São Paulo, sendo iniciado no Rio Grande do Sul em 1998. Em Erechim é desenvolvido desde o ano 2000 pelo 13º BPM e já formou mais de 23 mil estudantes.

